Outros tipos de forrageiras
Alfafa (Medicago sativa) (VERÃO) 

 

Nome Comum Alfafa
Nome Científico Medicago sativa
Época Verão
Família Leguminosa
Ciclo de Vida Perene
Descrição Conhecida como “rainha das forrageiras” por sua produtividade e qualidade. Porém, exige solos profundos, sem excesso de umidade e com boa fertilidade, e é sensível a doenças. É utilizada principalmente em corte e para a produção de feno. É semeada no início da primavera ou do outono e a quantidade de sementes é de 15 a 20 kg por hectare. A profundidade de semeadura deve ser de 2 cm ou menos. As sementes precisam ser inoculadas antes da semeadura. A variedade mais utilizada é a Crioula. Os cortes devem ser realizados no início da floração, deixando um resíduo de 6 a 8 cm. É necessário tomar cuidado pois, como outras leguminosas, a alfafa pode causar timpanismo.
 
Amendoim-forrageiro (Arachis pintoi(VERÃO)
Nome Comum Amendoim-forrageiro
Nome Científico Arachis pintoi
Época Verão
Família Leguminosa
Ciclo de Vida Perene
Descrição Esta é uma leguminosa perene que vem ganhando destaque por sua alta produção e qualidade, capacidade de competir com invasoras e de sobreviver ao inverno. Diferente de outras leguminosas, não causa problemas de timpanismo no gado. É multiplicada principalmente por mudas, pois as sementes são mais difíceis de encontrar no mercado e possuem preço elevado. Os ramos e estolões (ramos enraizados) são utilizados como mudas e plantados em covas com espaçamento de 50 x 50cm e 15 cm de profundidade. Quando são utilizadas sementes, a quantidade é de 8 a 12 kg por hectare. As variedades existentes no Brasil são Alqueire-1, Amarillo e Belmonte. O amendoim forrageiro pode ser usado em cultivo solteiro, em consorciação com gramíneas perenes de verão como as gramas bermuda, o capim-elefante anão, a hemártria e o capim-nilo, ou ainda com gramíneas anuais de inverno, como a aveia e o azevém. Com as espécies de verão, pode ser implantado junto ou sobre pastagens já estabelecidas. Já as gramíneas de inverno devem ser semeadas em sulcos (plantio direto) sobre a pastagem de amendoim forrageiro já estabelecida. Outra possibilidade é realizar o plantio de mudas de amendoim no início do outono, semeando junto o azevém.

 
Aveia (Avena strigosa e Avena sativa) (INVERNO)

 

Nome Comum Aveia
Nome Científico Avena strigosa e Avena sativa
Época Inverno
Família Gramínea
Ciclo de Vida Anual
Descrição Produz forragem mais cedo que o azevém, mas também floresce mais cedo. Não se adapta a solos muito úmidos. A mais utilizada para pastagens é a aveia preta. Já existem variedades de aveia branca selecionadas para produção de forragem, porém são mais sensíveis a doenças. A aveia para forragem deve ser semeada em março ou abril, com 60 kg de semente por hectare para a aveia preta e 80 kg para a aveia branca. Para melhor germinação, as sementes devem ficar a uma profundidade de 3 a 5 cm no solo. O pastejo deve ser iniciado quando as plantas atingirem aproximadamente 30 cm de altura, o que acontece cerca de 45 a 60 dias após a semeadura, e os animais devem ser retirados quando ainda houver um resíduo de 7 a 10 cm de altura, para permitir um melhor rebrote. As cultivares recomendadas são: - Aveia preta (Avena strigosa): Comum, UPFA 21-Moreninha e IAPAR 61-Ibiporã - Aveia branca (Avena sativa): FAPA 2, FUNDACEP-FAPA 43, UPF 15 e UPF 18 A aveia pode também ser usada para corte, feno ou silagem.
  
Azevém (Lolium multiflorum) (INVERNO)
 
Nome Comum Azevém
Nome Científico Lolium multiflorum
Época Inverno
Família Gramínea
Ciclo de Vida Anual
Descrição É uma gramínea anual que apresenta alta produção e qualidade de forragem. Resiste ao pastejo e a excessos de umidade, suportando altas lotações. Pode ser manejada para permitir a ressemeadura natural, ou seja, a produção e a queda das sementes na terra, não sendo necessário semear todos os anos. A semeadura deve ser realizada no outono, preferencialmente de março a maio. É recomendado o uso de 20 a 30 kg de semente por hectare. O azevém pode ser semeado à lanço ou em linhas, mas a semente não deve ficar a uma profundidade maior que 1 cm. O pastejo deve iniciar quando as plantas chegarem a cerca de 20 cm de altura e encerrar quando restarem ainda 5 a 10 cm de altura. A maior parte do azevém comercializado é identificado como cultivar Comum. Estão registradas também as cultivares LE-284, Eclipse, FABC-1, Fepagro São Gabriel e BRS Ponteio.

  
Capim-elefante (Pennisetum purpureum(VERÃO)

 

Nome Comum Capim-elefante
Nome Científico Pennisetum purpureum
Época Verão
Família Gramínea
Ciclo de Vida Perene
Descrição Espécie de alta produtividade, usada principalmente em pequenas áreas, denominadas capineiras, de onde é cortada e oferecida aos animais no cocho, mas também pode ser utilizada em pastejo. É multiplicada por mudas, que são partes do colmo com pelo menos três nós. Na Região Sul do Brasil, a melhor época de plantio é na primavera. Na capineira essas mudas são colocadas em sulcos espaçados de 80 cm a 1 m, uma logo após a outra. O corte é feito quando as plantas chegam a 1,20 m e deixa-se um resíduo de no máximo 20 cm. Quando utilizado para pastejo, o espaçamento pode ser de 60 cm entre linhas e os cortes devem ser feitos quando as plantas atingirem em torno de 1,80 m de altura, e deve-se deixar um resíduo de 50 a 80 cm. Já existem algumas variedades de capim-elefante anão para uso em pastejo.
 
Capim-nilo (Acroceras macrum(VERÃO)
Nome Comum Capim-nilo
Nome Científico Acroceras macrum
Época Verão
Família Gramínea
Ciclo de Vida Perene
Descrição Recomendado para áreas de várzea, onde apresenta alta produtividade e qualidade. É multiplicado por mudas (talos e caules subterrâneos) e a recomendação é de 1,5 a 2 toneladas de mudas por hectare, que são distribuídas em sulcos. A distância entre os sulcos é de 30 cm. A época de plantio vai de setembro a janeiro e existe apenas uma variedade comercial, que é a EPAGRI 311.

  
Cornichão (Lotus corniculatus) (INVERNO)

 

Nome Comum Cornichão
Nome Científico Lotus corniculatus
Época Inverno
Família Leguminosa
Ciclo de Vida Perene
Descrição Embora seja de inverno, tem um ciclo mais longo que o azevém, chegando a ter algum crescimento durante o verão quando não houver falta de chuvas. Tem alta qualidade e bom desenvolvimento em diferentes condições de solo e clima e não causa timpanismo. A época de semeadura vai de abril a julho e são usados 8 kg de semente por hectare. Pode ser pastejado a partir do momento em que as plantas atingem 20 cm de altura até quando restarem ainda 7 a 10 cm de altura. É possível obter ressemeadura natural, o que contribui para que a pastagem de cornichão dure um maior número de anos.
 
Feijão-miúdo (Vigna sinensis(VERÃO)

 

Nome Comum Feijão-miúdo
Nome Científico Vigna sinensis
Época Verão
Família Leguminosa
Ciclo de Vida Anual
Descrição É uma das melhores leguminosas forrageiras para verão e outono devido a sua resistência à seca. É usada em consorciação com milheto, sorgo e papuã, entre outras espécies de gramíneas. Adapta-se aos principais tipos de solos, menos aos muito úmidos. A semeadura é feita na primavera, geralmente em outubro e novembro, a lanço ou em linhas, com 40 kg de sementes por hectare. As sementes devem ser inoculadas antes da semeadura.
  
Gramas bermuda e estrela (Cynodon dactylon e Cynodon nlemfuensis(VERÃO)

 

Nome Comum Gramas bermuda e estrela
Nome Científico Cynodon dactylon e Cynodon nlemfuensis
Época Verão
Família Gramínea
Ciclo de Vida Perene
Descrição Inclui a grama-bermuda, a grama-estrela e seus híbridos, sendo os mais conhecidos o Tifton 85, Coastcross e Florakirk. São gramíneas perenes e se adaptam melhor às regiões mais quentes. Também são exigentes em fertilidade. Os híbridos são mais usados, por serem mais produtivos. São multiplicados por mudas. As melhores mudas são os estolões (ramos enraizados) e rizomas, mas podem ser usados talos cortados rente ao solo. É necessário plantar logo após o corte, pois as mudas desidratam rapidamente. A época de plantio é a primavera. O plantio deve ser feito em sulcos de 15 cm de profundidade, e com espaçamento de 50 cm entre sulcos. A quantidade de mudas necessária é de cerca de 2,5 toneladas por hectare. A leguminosa de verão que consorcia bem com estas gramas é o amendoim forrageiro. O pastejo deve ser feito deixando sempre um resíduo de 10 a 15 cm de altura.
 
 Hemártria (Hemarthria altissima(VERÃO)
Nome Comum Hemártria
Nome Científico Hemarthria altissima
Época Verão
Família Gramínea
Ciclo de Vida Perene
Descrição É uma gramínea perene de alta produtividade. Tem ampla adaptação, inclusive a solos úmidos. A planta floresce mas é baixa a formação de sementes viáveis. A forma de multiplicação é por mudas. A época de plantio dá-se de setembro a dezembro e este deve ser feito em sulcos com espaçamento indicado de 50 cm. A altura para a entrada dos animais em pastejo é de 15 a 25 cm e ao saírem deve haver um resíduo com altura de 5 a 6 cm de altura. Por ser muito competitiva, só consorcia bem com o amendoim forrageiro. Existem cultivares lançadas pelo IAPAR e pela EPAGRI.

 
 Lotus "El Rincón" (Lotus subbiflorus) (INVERNO)

 

Nome Comum Lotus "El Rincón"
Nome Científico Lotus subbiflorus
Época Inverno
Família Leguminosa
Ciclo de Vida Anual
Descrição Planta leguminosa de ciclo anual, sua propagação é feita por sementes. Tem ótima ressemeadura natural, o que faz com que a pastagem se mantenha ao longo dos anos, até mesmo melhor que o cornichão, que é perene. A época ideal de semeadura é entre março e maio. Semeia-se à lanço, a uma densidade de semeadura de 8 kg por hectare. O ciclo e a qualidade são semelhantes ao cornichão, mas é menos exigente em fertilidade.

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044