Dicas para escolher a forrageira para pastagem ideal para o seu terreno

A escolha da forrageira para pastagem varia conforme os tipos de solo disponíveis. Além disso, a opção pelo capim ideal depende de diversos fatores, como sistema de produção, declividade do terreno, índice pluviométrico, grau de intensificação, fertilidade do solo e outros.

Pensando nisso, selecionamos algumas informações e dicas para te ajudar nesse processo.

Forrageira para pastagem: como escolher

O primeiro passo para escolher a forrageira para pastagem ideal para sua propriedade é definir o objetivo dessa área. Algumas possibilidades são pasto para cria, recria ou engorda de bovinos, fenação ou ensilagem.

Depois de definido o objetivo da pastagem, o produtor deve entender o solo que está lidando, para assim escolher a espécie que irá cultivar.

Tipos e características das forrageiras para pastagem

• Para solos de menor fertilidade

Uma das forrageiras para pastagem mais indicadas para esse tipo de solo é a Brachiaria decumbens cv. Basilisk. Ela compete muito bem com plantas invasoras e cobre bem o solo por ter crescimento estolonífero.

O Andropogon gayanus cv. Planaltina também é muito utilizado nesse tipo de solo, pois é resistente a alguns insetos. Ambas as espécies são rústicas e bem adaptadas aos solos ácidos e pobres dos cerrados.

Outra espécie recomendada para solos fracos é a B. humidicola, especialmente usada em várzeas sujeitas à inundação temporária.

• Para solos de média fertilidade

São recomendadas as B. brizantha cvs. Marandu, Xaraés e BRS Piatã. As vantagens dessas espécies são boa resistência à seca, crescimento rápido, bom acúmulo de forragem e adaptabilidade. Quando adubadas, elas também se prestam à intensificação.

• Para solos férteis ou para manejo intensivo

As forrageiras para pastagem indicadas para esse tipo de solo são a Panicum maximum, cvs. Tanzânia e Mombaça. Elas se equivalem em ganho de peso por área e por animal, possuem fácil manejo por apresentar mais folhas e têm menos colmos.

A espécie Massai também é recomendada para solos férteis por ser de porte mais baixo e cobrir melhor o solo. Apesar do ganho por animal e por área ser inferior aos outros dois cultivares, ela também é bem consumido por equinos e ovinos.

Já o capim elefante possui uma grande de variedade, (Napier, Cameroon, Taiwan, etc.) e é normalmente plantado por mudas. Essa forrageira é mais utilizada para gado leiteiro e possui grande produtividade, mas é suscetível às cigarrinhas.

Ferramenta para escolher as forrageiras para pastagem

Recentemente, a Embrapa lançou uma tecnologia para ajudar pecuaristas a escolherem as melhores forrageiras para pastagem. A ferramenta online se baseia em estudos meteorológicos, no estudo do solo e em modelos matemáticos de previsão do clima em todas as regiões do País para indicar as plantas que têm maior ou menor chance de sobrevivência em cada pasto.

Para mais informações, fale com nossos especialistas! Estamos à disposição através do telefone (62) 3291-7788 e do site.

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044